Não tenha dúvidas, abrir CNPJ para engenheiro é uma excelente decisão, por uma série de motivos, a começar pela economia de impostos que se pode obter.
Sabendo disso, o time da For Company, sua contabilidade especializada em profissionais de engenharia, decidiu preparar um conteúdo completo, com o passo a passo para abertura do seu CNPJ e os benefícios desta decisão. Confira!
Vale a pena abrir CNPJ para arquiteto?
A abertura de CNPJ pode lhe garantir uma série de benefícios, incluindo:
- Economia de impostos: Enquanto engenheiros que não possuem CNPJ precisam contribuir todos os meses com até 27,50% de imposto de renda, aqueles que possuem CNPJ, podem pagar apenas 6% em impostos mensais.
- Mais oportunidades de trabalho: Muitas construtoras preferem contratar engenheiros em regime PJ, ou seja, sem assinar um contrato de trabalho no CLT, pois dessa forma, elas economizam no pagamento de encargos trabalhistas.
- Permissão para emitir notas fiscais: Com um CNPJ, você poderá emitir notas fiscais de prestação de serviços, e com isso, atender clientes que exigem esse tipo de documento.
- Lucro isento de IRPF: Todo lucro gerado no CNPJ pode ser transferido para a pessoa física como lucros e dividendos, um tipo de receita isenta de Imposto de Renda.
Quanto custa abrir CNPJ para engenheiro?
O custo para abrir CNPJ de engenheiro é composto pelos seguintes itens:
- Registro na Junta Comercial do Estado: Taxa devida à Junta Comercial do Estado, órgão responsável por receber a documentação e registrar o pedido de abertura do seu CNPJ.
- Aquisição de um certificado digital: Dispositivo de segurança que é utilizado para trocar documentos e informações com o fisco.
- Honorários do escritório de contabilidade: Valor cobrado pelo contador responsável por cuidar dos trâmites legais para abertura do CNPJ.
- Taxa de registro no CREA: Sua PJ de engenharia precisará ser registrada no CREA, mediante o pagamento de uma taxa que é cobrada pelo órgão de classe.
Como abrir CNPJ para engenheiro?
Abrir CNPJ para engenheiro é muito mais simples do que a maior parte dos profissionais imagina. Confira o passo a passo!
1.Contrate uma contabilidade especializada: Para abrir um CNPJ, a primeira coisa que o engenheiro precisa fazer é contratar os serviços de uma contabilidade especializada, como a For Company.
2.Separe os documentos necessários: Logo após contratar os nossos serviços, você vai precisar reunir os documentos básicos para abertura do seu CNPJ. São eles:
- RG e CPF ou CNH;
- Registro no CREA;
- Comprovante de residência atualizado.
3.Aguarde a abertura e legalização da sua empresa: Por fim, basta aguardar alguns dias, enquanto a contabilidade cuida da emissão do seu CNPJ e outros documentos importantes, incluindo:
- Registro na Junta Comercial;
- Emissão do CNPJ;
- Emissão da Inscrição Municipal;
- Liberação do Alvará de Localização e Funcionamento.
Com tudo em ordem, você receberá a documentação listada acima e poderá iniciar suas atividades como engenheiro PJ, garantindo todos os benefícios dessa decisão, dentre eles, a economia de impostos.
Deseja saber mais e abrir CNPJ para engenheiro com o apoio de especialistas? Clique no botão do WhatsApp e entre em contato conosco!