A profissão de engenharia é uma das mais prestigiadas. Afinal, praticamente todos os tipos de construção necessitam desse importante profissional.
O engenheiro, independente de sua área de especialidade, é um profissional liberal. Com isso, ele pode escolher atuar de diferentes formas. Como um empregado CLT, prestando serviços como autônomo, ou abrindo a sua própria empresa.
Nesse último caso, é a opção de diversos profissionais que veem no empreendedorismo uma forma de alcançar o êxito profissional. No entanto, isso não é uma tarefa simples, e quem empreende deve estar sempre atento aos impostos para serviço de Engenharia.
Por isso, é muito importante estar atento às tributações para esse tipo de empresa e entender como os regimes tributários afetam essas organizações.
Logo, para que você entenda melhor a respeito dessas questões leia esse artigo sobre impostos para serviço de Engenharia com atenção.
Tenha uma boa leitura!
O que são os regimes tributários?
É impossível falar de impostos para serviço de engenharia sem citar os regimes de tributação.
Os regimes tributários, como o próprio nome já indica, são a base para entender quais são os impostos cobrados para esse tipo de empresa.
Eles são um conjunto de regras e diretrizes que tem como objetivo estabelecer como é feito o recolhimento de tributos para cada um dos CNPJs.
O regime tributário de cada empresa depende de muitos fatores para definir o seu enquadramento tributário, como tamanho da empresa, natureza jurídica, atividade econômica e faturamento. Hoje no país existem alguns três regimes, que são:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real
Assim, é preciso enfatizar que para saber o regime ideal para o seu negócio, a figura de um contador que irá montar um planejamento tributário assertivo é indispensável. Com ele você terá uma visão mais ampla de todos os impostos para serviço de engenharia e como eles afetam o seu planejamento orçamentário.
Mas afinal, quais são os impostos para serviço de engenharia? Continue nesse artigo e descubra.
Continue a leitura: Contabilidade para Médicos em Campinas: porque contar com uma contabilidade especializada.
Quais são os impostos para serviço de engenharia?
Agora que você já sabe o que são os regimes tributários, pode estar se perguntando: quais são os impostos para serviço de engenharia?
Para entender exatamente quais são os tributos é preciso destrinchar cada um dos regimes de tributação para serviço de engenharia. Assim, você saberá exatamente como é o recolhimento de cada um dos tributos no seu negócio de engenharia de forma detalhada. Confira a seguir:
Simples Nacional
O Simples Nacional é o regime simplificado para micro e pequenas empresas. Por essa razão, é necessário cumprir com uma série de requisitos para se enquadrar nesse regime, sendo o principal deles o faturamento anual de no máximo R$ 4,8 milhões.
Vale ressaltar que ele coleta diversos tributos para empresas de engenharia, como:
- Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ);
- Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL);
- PIS/Pasep;
- Imposto sobre Serviços (ISS);
- Contribuição para a Seguridade Social.
Vale ressaltar que para empresas de engenharia que participam de licitações, ser optante do Simples pode servir como critério de desempate.
Porém, o maior benefício deste regime é o pagamento unificado de tributos por meio do Documento de Arrecadação do Simples (DAS).
No Simples, as alíquotas são calculadas a partir do faturamento da empresa,com uma alíquota específica. Inicialmente o valor dos impostos para serviços de engenharia no Simples seria 6% da sua receita.
Lucro Real
A tributação para empresas de engenharia no Lucro Real é feita a partir do lucro líquido da empresa, ou seja, as receitas menos as despesas. Ele é utilizado para calcular o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).
Sua tributação é mais complexa, pois exige que os registros contábeis sejam enviados para a Receita. Além disso, para se enquadrar nela é preciso ter o faturamento superior a R$ 78 milhões.
Como já foi falado, esses impostos são calculados através do lucro líquido da empresa. Veja a seguir as alíquotas nesse caso:
- IRPJ: 15%;
- CSLL: 9%.
Lucro presumido
Já o lucro presumido, é mais simples que o lucro real. Pois, as alíquotas dos impostos são calculadas a partir de uma parte do faturamento bruto do negócio.
Assim, a Receita Federal cobra uma alíquota que varia de 8% a 32% do faturamento do seu negócio. Além disso, ela é utilizada para calcular o:
- IR;
- Pis/Pasep;
- Cofins.
- ISS;
- Imposto sobre Produtos Industrializados.
Assim, é muito importante conhecer cada um dos regimes tributários que afetam os impostos para serviço de engenharia, para que dessa forma, você não se enquadre em um regime incorreto e acabe pagando muito mais tributos que o necessário.
Além disso, no momento da escolha do regime, apuração e pagamento dos tributos é indispensável ter ao seu lado uma contabilidade de confiança.
Conheça a For Company!
Agora que você já sabe com mais detalhes quais são os impostos para serviço de engenharia, conte com o suporte da For Company!
Somos uma contabilidade especializada em profissionais liberais. Nesse sentido, possuímos toda a expertise necessária para oferecer um serviço contábil, fiscal, trabalhista e de gestão de qualidade para você.
Nós ajudaremos não apenas a lidar com os tributos, mas também em toda a sua gestão.
Entre em contato e conheça nossas soluções!
Gostou do conteúdo? Acesse nosso blog e leia mais textos como esse e não se esqueça de nos seguir nas redes sociais.
Leia também: Gestão Financeira para médicos: principais dúvidas sobre o assunto.